segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETO BRINCANDO COM O FOLCLORE

Atividade 1.5

A Escola Municipal de Nossa Senhora e a Creche Maria Dalila desenvolveram o Projeto Brincando com o Folclore com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira, tendo como foco a importância do folclore para os alunos e a comunidade.
As atividades foram desenvolvidas em sala pelos professores, visando ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão, elaborando cartazes, painéis, ilustrando textos, leituras, dobraduras e atividades variadas.
O conjunto das atividades constantes no projeto de trabalho foi desenvolvido de forma lúdica e prazerosa, transformando as aulas em momentos alegres e descontraídos.
Para o encerramento do projeto foi organizado um festival cultural, onde cada turma preparou uma apresentação. Seja uma dança folclórica, brinquedos cantado, dramatizações de lendas, contos e histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo.


ESCOLA MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA
CRECHE MARIA DALILA

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR

TEMA: Brincando com Folclore

JUSTIFICATIVA

Resgatar é vivenciar nossas raízes culturais, é um dos segredos mais importantes para que o homem compreenda seu papel na história.
Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço escolar.
Entendemos que o folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural. Entende-se que a história de um povo se faz a partir de como manifesta seus sonhos e desejos.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para promover o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

OBJETIVO GERAL

Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Repassar valores culturais;
 Reconhecer a importância cultural do folclore;
 Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
 Desenvolver e estimular a coordenação viso motora;
 Desenvolver gosto pelas músicas e danças culturais;
 Desenvolver a linguagem oral e escrita;
 Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
 Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos;
 Reconstruir código lingüístico e artístico;
 Desenvolver o habito da pesquisa;
 Observar estrutura e características culturais;
 Estimular produções artísticas individuais e coletivas;
 Estimular raciocínio e atenção;
 Desenvolver a criatividade.



CONTEÚDOS

Conteúdos Conceituais

• Contos de Lendas;
• Estudo do Meio: Passeio pela cidade.

Conteúdos procedimentais

• Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com argila ou massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento etc.
• Textos (poesias).
• Músicas.
• Cruzadinha.
• Adivinhas.
• Atividades matemáticas.
• Pesquisas.
• Caça-palavras.
• Jogos e brincadeiras.
• Liga-pontos.

Conceitos atitudinais

• Interesse e respeito pela sua cultura.
• Preservação pela tradição de seus costumes.


METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens, ilustração de textos, adivinhas, parlendas, provérbios, lendas, mitos, contos, tabelas, cálculo mental, dobraduras, atividades de interpretação de lendas e mitos, exposição de trabalhos e todos que foram realizados em sala e alguns como pesquisa extraclasse referente ao tema.

CULMINÂNCIA

Apresentação dos trabalhos através de dramatização, dança, cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.
 MATERNAL, JARDIM I - Cantigas de roda
 JARDIM II E PRÉ-ESCOLA - Dança do Carimbó
 1º ANO “A” E “B” - Dança do Carimbó
 2º ANO “A” E “B” - Dança do Carimbó
 3º ANO “A” E “B” - Dança Country
 4º ANO “A” E “B” - Dança Cintura Fina
 5º ANO “A” E “B” - Dança Xote das meninas
 6º ANO “A” (Cleoneide) - O livro das Lendas
 7º ANO (Katianne) - O auto da Lapinha
 8º ANO (Angelúcia) - Recitação de Cordel

AVALIAÇÃO
A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário