segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETO DE VIDA

Projeto é lançar-se para o futuro, com orientação. Dessa forma não podemos considerá-lo como uma proposta fechada e imposta para os alunos. É preciso levar-los a lançar-se para um futuro aberto e não criado.
O autor traz no texto uma visão clara e inovadora sobre projeto. Defende a idéia de projeto como futurição, termos utilizados pelo espanhol Ortega Y Gasset que pode ser entendido como “lançar-se sempre para o futuro.”
Ele fala também que na escola existe uma banalização do uso da palavra projeto. E não deveria ser assim, pois muitos trabalhos que são desenvolvidos não têm suas características.
Com base no texto “um indivíduo não pode ter um projeto ou uma meta pelo outro”, podemos afirmar que é necessário a participação e interesse do aluno em definir temas, metas e ações na sua elaboração.
Para finalizar o autor fala sobre os Projetos de vida. Defende a necessidade de levar o aluno, a criança e o adolescente a se projetarem para o futuro, proporcionando assim o desenvolvimento de projetos reais e preparando-se inclusive para seus projetos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário