segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROPOSTAS DE PROJETOS

As leituras disponíveis no eixo 1 proporcionou conhecimentos teóricos e práticas de como elaborar e desenvolver projetos envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
O conjunto de textos permitiu refletir e fazer uma avaliação de como estou desenvolvendo meus projetos e que preciso realizar mudanças, para que a aprendizagem do aluno ocorra de forma significativa.
Portanto as vantagens de se trabalhar com projeto é o envolvimento dos alunos, que aprende de forma construtiva e proveitosa desenvolvendo a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analizar e sintetizar.
O sucesso do projeto está no trabalho coletivo, esta em viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre os conteúdos das várias áreas do conhecimento.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário