terça-feira, 12 de julho de 2011

CONCEITUANDO

Currículo é um programa de ensino que abrange as atividades desenvolvidas dentro da escola. È um guia para os encarregados de seu desenvolvimento, um instrumento útil para orientar a prática pedagógica, uma ajuda para o professor.
Projeto é um instrumento que serve para pensar o futuro. Permite expressar nossa vontade, seja individual ou coletiva.
É uma construção que se concretiza a partir de uma descrição de um conjunto de atividades organizadas cuja realização consiste em alcançar os objetivos.
         O planejamento de ações educativas deve ser realizado da mesma maneira que se planeja algo em nossa vida. Por isso que o uso de projetos em sala de aula exige um envolvimento muito grande de todos e supõe algo mais do que apenas assistir e ministrar aulas.
         As aulas realizadas através de projetos podem ser interdisciplinar, o que favorece a interação entre os conhecimentos que irão adquirir com os conteúdos proposto.
Tecnologia é um recurso que ajuda e facilita o trabalho docente, tanto dentro como fora da escola, e permite aos estudantes o uso como fonte de pesquisa para ampliação dos seus conhecimentos.
Por ser uma forma atrativa de estudo leva o aluno a assimilar com mais facilidade o conteúdo trabalhado, uma vez que está diante de um recurso tecnológico interessante e inovador.
Nesse caso a tecnologia se torna um grande aliado do professor, por atingir resultados significativos em relação a sua prática e consequentemente na aprendizagem do aluno.
No entanto não podemos esquecer quando Moran fala que nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário