terça-feira, 12 de julho de 2011

PLANO DE AULA

Autor: Francisca das Chagas Caldas de Medeiros
Unidade Escolar: Escola Municipal de Nossa Senhora
Estrutura curricular: ensino fundamental I

Componentes curriculares: História - Sítios Arqueológicos
                Geografia – Vegetação
                Língua Portuguesa – Produção de textos
                Artes – Escrituras Rupestres

Tema: Passeando pelo campo

Dados da aula:

O que o aluno poderá aprender com essa aula?

Valorizar os locais em que a presença humana se fez presente antes e durante a colonização do nosso município.
Observar com respeito os registros (escrituras rupestres) deixados pelos nossos antepassados nos sítios arqueológicos.
Reconhecer  a importância da preservação dos sítios arqueológicos
Identificar a vegetação característica do município.
Produzir textos baseados nos relatos ouvidos.

Duração das atividades:

8 aulas de 50 minutos
   

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Habilidades de observar, coletar, organizar e registrar informações adquiridas durante o estudo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Fundamentação teórica.
Visita ao Povoado Totoró.
Observação in loco, acompanhada de uma breve exposição sobre os acontecimentos vividos pelos nossos antepassados.
Registros através de anotações e fotografias realizados durante o passeio.

Atividade 2

Relato do que foi observado durante o passeio.
Desenvolvimento da linguagem verbal através de debates em sala de aula.
Exposição de fotos ou desenhos;
Produção de textos ilustrados a partir dos ambientes visitados.



Recursos complementares
Materiais didáticos.
Textos sobre a história de Currais Novos.
Leituras informativas.



Avaliação:

A avaliação dar-se-á através da participação do aluno considerando: a forma como articula as idéias, a qualidade e clareza de manifestação verbal e os registros de suas conclusões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário