Autor: Francisca das Chagas Caldas de Medeiros
Unidade Escolar: Escola Municipal de Nossa Senhora
Estrutura curricular: ensino fundamental I
Componentes curriculares: História - Sítios Arqueológicos
Geografia – Vegetação
Língua Portuguesa – Produção de textos
Artes – Escrituras Rupestres
Tema: Passeando pelo campo
Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?
Valorizar os locais em que a presença humana se fez presente antes e durante a colonização do nosso município.
Observar com respeito os registros (escrituras rupestres) deixados pelos nossos antepassados nos sítios arqueológicos.
Reconhecer a importância da preservação dos sítios arqueológicos
Identificar a vegetação característica do município.
Produzir textos baseados nos relatos ouvidos.
Duração das atividades:
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Habilidades de observar, coletar, organizar e registrar informações adquiridas durante o estudo.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Fundamentação teórica.
Visita ao Povoado Totoró.
Observação in loco, acompanhada de uma breve exposição sobre os acontecimentos vividos pelos nossos antepassados.
Registros através de anotações e fotografias realizados durante o passeio.
Atividade 2
Relato do que foi observado durante o passeio.
Desenvolvimento da linguagem verbal através de debates em sala de aula.
Exposição de fotos ou desenhos;
Produção de textos ilustrados a partir dos ambientes visitados.
Recursos complementares
Materiais didáticos.
Textos sobre a história de Currais Novos.
Leituras informativas.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á através da participação do aluno considerando: a forma como articula as idéias, a qualidade e clareza de manifestação verbal e os registros de suas conclusões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário