terça-feira, 12 de julho de 2011

Reflexão – Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática

Reflexão – Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática

         Estamos em uma sociedade que exige a todo o momento o professor está refletindo e repensando na sua prática. Essa reflexão é importante, pois nos proporciona momentos de mudança significativa e crescimento pessoal.
Na minha de sala de aula procuro sempre abrir espaço para os alunos colocarem as dúvidas, trocar as idéias e dar sugestões que possam enriquecer aulas futuras. Acontece o ouvir e falar.
Penso que uma aula para ser proveitosa e acontecer aprendizado é necessário existir canais de comunicação constante entre alunos e professor.
Para acontecer essa comunicação é preciso incentivar os alunos, com projetos instigantes, com temas relacionados a sua realidade e os conhecimentos previamente adquiridos.
Uma boa sugestão para essa prática é fazer uso das novas tecnologias, tanto em sala de aula como fora dela. A pesquisa on-line, por exemplo, favorece a ampliação dos conteúdos trabalhados em sala e pode ser desenvolvida individual ou em grupo, ao vivo, durante a aula ou fora dela.
O uso da internet aumenta significativamente a motivação, o interesse e a comunicação com os alunos e a deles entrem si. Com isso trazem mais sugestões, dúvidas e muitas novidades para ser discutidas em a sala de aula.
É importante integrar a internet com outras tecnologias como vídeos, televisão, jornal, livros e revistas. Integrar o novo com as técnicas convencionais também contribui para o sucesso e a construção da aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário